Doações podem ser feitas no Hemocentro de Montes Claros e direcionadas para o Hospital das Clínicas.
A palavra doação pode significar o ato de dar um bem , um patrimônio ou a solidariedade de doar um sangue para salvar vidas.
Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 2% da população doa sangue regularmente. A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população.
Aqui no Hospital das Clinicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira funciona um comitê transfusional, uma agência conveniada ao Hemocentro Regional de Montes Claros, equipada com o que há melhor em tecnologia e autorizada pela Vigilância Sanitária, com trabalho efetivo e diário com objetivo de captação de doadores. Todo esse trabalho, pretende atender aos pacientes que passarão por quaisquer procedimentos cirúrgicos na instituição e conscientizando sobre o valor insubistituível que a doação de sangue representa para uma vida.
Para a assistente social do Hospital das Clínicas e, também, captadora da agência , Professora Elquia Felícia Costa Prado, “a grande importância de ser doador é salvar vidas, independente do lugar para onde irá sua doação. Para os privilegiados doares, isso é ter boa saúde e um coração ainda mais solidário”.
Contudo, a necessidade de novos doadores é constante! A solidariedade empregada em cada ato de doação, vai além daquela ação. Para aqueles que querem ser um privilegiado por salvar vidas, as coletas são feitas pelo Hemocentro Regional de Montes Claros, na rua Urbino Viana, 640 – Vila Guilermina e as doações podem ser indicadas a captação do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro.
Agora, você que ainda não é um doador e quer saber o que fazer para se tornar um, ou ainda, quer tirar algumas dúvidas sobre como ajudar a salvar vidas e continuar oferecendo esperança para inúmeros pacientes? Entre em contato conosco pelo telefone (38) 3218-8181 ou com a Biomédica responsável Gracielle Andrade.
Doação de sangue: um ato de salvar vidas!