O Posto de Coleta de Leite é uma parceria entre o Hospital Mário Ribeiro e Hospital Aroldo Tourinho, que concretiza uma grande conquista e contribui para a promoção de saúde materno infantil
No dia 10 de outubro, foi realizada cerimônia de inauguração do Posto de Coleta de Leite do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira – HCMR. A unidade, que recebeu o nome da fundadora, Tânia Raquel de Queiroz Muniz, tem o objetivo de melhorar a humanização e qualidade de vida de bebês da Maternidade e Unidade de Terapia Neonatal – UTIN do HC, por meio da parceria com o Banco de Leite do Hospital Aroldo Tourinho – HAT.
Durante o evento, o fundador, direção, corpo clínico, colaboradores e acadêmicos do HCMR, além da coordenadora do Banco de Leite e colaboradores do HAT; estiveram presentes para prestigiar a inauguração de mais um posto de leite, que irá atender a região.
Em discurso, o fundador do HCMR, Ruy Muniz destacou a importância de mais esta conquista para a saúde do Norte de Minas e agradeceu a homenagem à esposa e também fundadora do hospital, Raquel Muniz. “Com esta parceria, iremos complementar a qualidade da saúde em Montes Claros e região. Eu acredito que é possível garantir saúde para todos e, isto depende que nós, como prestadores de saúde, façamos o nosso melhor”, e completou: “Gostaria muito de agradecer, em nome de Raquel, por esta homenagem. Ela merece muito, por ser uma mulher forte, que sempre lutou pela saúde e educação”, concluiu.
A coordenadora do Banco de Leite do HAT, Zilá Soares destacou o papel do banco de leite na assistência à saúde. “O banco de leite tem uma importância imensa na promoção da saúde materno infantil, por isso, a implantação de mais um posto de coleta dentro de uma grande maternidade como a do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro é uma relevante conquista. Isso se traduz em mais saúde na área, especialmente para aqueles bebês que não podem ou tem dificuldade de sugar nas suas próprias mães. Além disso, o posto de coleta vem, exatamente, ajudar mães que estão com os bebês internados em UTI’s e com impossibilidade de amamentar. Com o posto de leite é possível estimular o aleitamento e fazer com que elas produzem leite. Pois, o banco de leite também trabalha esta questão da promoção, orientação e, inclusive, com mães da maternidade que tem bebês saudáveis”, explicou a coordenadora.
Além de coletar e processar o leite, o banco de leite tem o foco em promover o aleitamento materno através de orientações para as mães, capacitação de equipe, tratamento precoce de problemas que a mãe possa ter na mama puerperal. A diretora administrativa do HCMR, Adriana Paculdino ressaltou a importância dessa assistência e agradeceu a parceria com o banco de leite. “O posto de coleta de leite humano do HCMR tem o objetivo de promover o aleitamento materno, além de criar um serviço qualificado de coleta e distribuição do leite, contribuindo assim, para a diminuição da mortalidade infantil. Agradecemos à Fundação Hospitalar de Montes Claros pela parceria no processamento do leite coletado”, frisou a gestora.
A diretora assistencial do HCMR, Juliana Paulino explica a importância do posto de coleta em relação à melhoria na humanização, que é o grande foco do hospital. “Esta conquista trará mais humanização ao atendimento realizado pelos setores de maternidade, pediatria e unidade de terapia intensiva neonatal”, destacou.
O Posto de Coleta de Leite do HCMR será coordenado pelas enfermeiras da Maternidade, Maria Fernanda Martins e Lidiane Ruas. A implantação deste setor no hospital é a realização de um sonho que sempre tiveram. Segundo Maria Fernanda, “é com imensa alegria que comemoramos o início de funcionamento do Posto de Coleta de Leite Humano do HCMR. Idealizamos esta conquista desde a abertura da Maternidade, em dezembro de 2016 e, após inauguração do CTI Neonatal, foi fortalecida a necessidade; vinculado ao Banco de Leite do Hospital Aroldo Tourinho, visando uma parceria de qualidade para atender a população que tanto necessita. Estamos esperançosos e com muita expectativa em relação à realização dos trabalhos”, concluiu a enfermeira.
Para finalizar a programação do evento, a coordenadora do Banco de Leite do HAT, Zilá Soares ministrou palestra com tema “Aleitamento Materno”.