No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do farmacêutico, data que homenageia o profissional responsável pela promoção da saúde e bem estar das pessoas. O objetivo desta data é promover a profissão e destacar sua importância para a saúde pública.
Dentre as funções do profissional está a elaboração de estratégias para o uso correto de medicamentos, produção de medicamentos, atuação em hospitais, entre outros.
Na área hospitalar, o farmacêutico realiza atribuições como armazenamento, dispensação e distribuição de medicamentos e passa a ser corresponsável pela assistência ao paciente durante seu tratamento na unidade de saúde. Além de avaliar tecnicamente cada prescrição, o profissional participa de diálogos com a equipe médica e enfermagem sobre o atendimento realizado ao paciente.
Uma das farmacêuticas que atuam no Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, Rayssa Pinheiro explica que “na Farmácia hospitalar, somos responsáveis por gestão de pessoas, de processos, materiais e medicamentos, assistência clínica; atividades estas que impactam significativamente na gestão financeira da instituição hospitalar. O estudo e inovação dos conhecimentos fazem parte da nossa rotina, que precisa acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias e formulações”, finaliza a farmacêutica.