Em virtude da Campanha do Setembro Verde e ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, no domingo, 26 de setembro, o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira foi convidado pela LANUR- Liga Acadêmica de Nefrologia e Urologia, a participar de uma ação realizada no Parque Sagarana.
Instituída pela Lei N.º 11.584, de 28 de novembro de 2007, esta data objetiva conscientizar a sociedade sobre a importância desse gesto: doar órgãos e tecidos àqueles que precisem. A prática tem o intuito de ajudar pessoas que estão na fila, aguardando por transplantes.
Centenas de pessoas passaram pelo parque e o evento contou com a colaboração dos alunos do curso Técnico de Enfermagem do Colégio Indyu, supervisionados pelo enfermeiro Samuel Lima. Foram oferecidos atendimentos de: aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e saturação de oxigênio.
Para o enfermeiro, Samuel Lima, a ação é importante porque parte de uma causa que impacta nos dias de hoje devido ser mais de 30 (trinta) mil brasileiros que estão aguardando a possibilidade de se conseguir um transplante. “A conscientização e sensibilização às pessoas têm que ser efetivadas através de ações, e nós, enquanto profissionais de saúde, temos um papel muito importante nessa causa, estamos dispostos a contribuir com a abordagem e cadastro como doadores”, comenta.
Para a estudante do curso técnico de enfermagem do Colégio Indyu, Maira Silvestre, participar do evento foi muito gratificante, porque envolve muitas pessoas e contribuir nesta campanha é, de alguma forma, incentivar a população a doar órgãos, “saber que minha apresentação pode tocar o coração de muitas pessoas a serem doadores. Sou grata a Deus, segundo a vocês por estarem dando para nós, iniciantes, essa oportunidade de já sentir a emoção de salvar vidas”, enfatiza.