Endocrinologista indica causas e prevenção da doença.
Atualmente, a diabetes é a mais comum das doenças no mundo atingindo 425 milhões de adultos sendo que 1 em 2 não sabem ainda da doença (50% estão sem o diagnóstico), segundo o IDF – Internacional Diabetes Federation. Alguns fatores contribuem para o aumento nos índices como a obesidade, o envelhecimento da população, além das mudanças no estilo de vida e dos hábitos alimentares. Mas e nos pequeninos, quais fatores acarretam o surgimento da doença?
A médica endocrinologista do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro e da CEMED – Centro de Especialidade Médica, Daniella Mota Mourão, explica sobre a incidência em crianças:
“Antigamente, principalmente a diabetes tipo 2, era uma doença de adultos. Hoje, ela corresponde a 90% dos casos de diabetes no mundo, aumentando em todas as faixas etárias, inclusive nas crianças e adolescentes, devido ao aumento do excesso de peso nessa população.”
De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o quarto no ranking mundial de incidência do diabetes e a expectativa do IDF é que em 2030 sejam 522 milhões de diabéticos no mundo.
Como prevenção à doença, a endocrinologista explica quais fatores podem ser adotados, “a prática de atividade física regularmente, a alimentação adequada e o combate a doenças como hipertensão, dislipidemia (colesterol alto) entre outros, podem ajudar na prevenção. Segundo o IDF, 80% dos casos de diabetes tipo 2 são prevenidos com a adoção de um estilo de vida saudável,” finaliza.