No dia 27 de novembro, o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira deu início ao Projeto Musicoterapia Hospitalar. A ação foi idealizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), Psicologia e Ouvidoria, e consiste em tocar músicas para os pacientes proporcionando alegria e alento. O objetivo do projeto é oferecer atendimento cada vez mais humanizado aos internados e a seus familiares.
A Musicoterapia é um processo terapêutico que visa atingir a prevenção, estabilidade e recuperação da saúde física e mental. A intervenção musical tem como objetivo a promoção de um sentimento de bem-estar, pois, contribui para a humanização destes espaços podendo criar momentos de prazer. Como um recurso de intervenção no ambiente hospitalar, a música poderá proporcionar um ambiente mais descontraído e agradável, trazendo um relaxamento físico e mental, já que pode reduzir o estresse, a tensão e a ansiedade.
Para a coordenadora da Psicologia e Ouvidoria do HC, Alana Gândara, a escolha das músicas é feita pelos próprios pacientes. “Passamos nos quartos durante a semana e perguntamos qual o gênero que eles mais gostam, que faça eles se lembrarem de quando estavam em casa”, conta.
Ione de Jesus estava acompanhando a mãe que está em tratamento, Mafalda de Jesus, conta que esse momento musical se faz importante, porque proporciona ao paciente um pouco de tranquilidade. “Eu amei esse momento com a música, ele traz esperança para quem está em um leito de hospital”, relata.
Integram o projeto: Alana Gândara, estagiária do curso de Psicologia Christiane Azevedo, enfermeiro e coordenador do Núcleo de Ensino e Educação Permanente em Saúde (NEEPS) Bruno Lopes e o acadêmico do curso de Psicologia Natan Lopes.