A sustentabilidade ambiental definitivamente entrou no debates dos gestores e profissionais do setor de saúde. Uma das maiores discussões da atualidade quando se fala em meio ambiente diz respeito a preservação do planeta. No segmento hospitalar, o consumo de recursos naturais e a demanda por matérias-primas são uma das maiores em comparação a outras áreas.
Neste sentido, o setor de saúde foi instigado a repensar suas prioridades e planejar melhor os impactos que provocam no meio ambiente. Assim, discutir estas questões e propor soluções torna-se fundamental para que sejam criadas alternativas que encontrem um ponto de equilíbrio que desacelere o desperdício de energia e os gastos desnecessários com equipamentos.
O Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira preocupa-se com estas questões e busca implantar soluções e atitudes que visam reduzir gastos e impactos com o meio ambiente. Além do uso de recursos como luzes de LEDs, o HC realiza um processo de conscientização e treinamentos com colaboradores para enfatizar a importância da sustentabilidade. Outro fator que é realizado na instituição e que visa a melhorar a questão ambiental é o uso responsável do ar condicionado, um dos eletroeletrônicos que mais consumem energia e poluem o planeta. Os colaboradores são sensibilizados a desligarem o aparelho sempre que deixam o espaço por um longo período.
Para a diretora do hospital, Luciana Santana, é importante promover a sustentabilidade porque ela proporciona condições de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência independente da ação humana. “Por isso, buscamos implementar uma nova concepção no estilo de atuação nos diversos setores do HC, com mudanças de hábitos, criação de uma nova cultura, gestão de recursos, implantação de uma economia verde e de políticas internas dentro dos novos parâmetros de desenvolvimento”, diz.
Confira algumas dicas de economia que podem ser utilizadas no uso do ar condicionado:
1 – Escolha os modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia;
2 – Dê preferência aos modelos que possuam recursos de programação, como o timer;
3 – Instale a unidade externa (condensadora) em local com boa circulação de ar;
4 – Evite obstruir as laterais e o fundo do seu aparelho de ar-condicionado de janela. Isto dificulta a troca térmica do gás com o ar, aumentando a pressão interna no sistema e consequentemente reduzindo a eficiência do aparelho;
5 – Proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação;
6 – Evite o frio excessivo regulando o termostato adequadamente. Manter os ambientes numa temperatura entre 22ºC e 24ºC, que parecem adequadas à maioria das pessoas, também é uma boa dica;
7 – Mantenha portas e janelas bem fechadas, para evitar a entrada de ar do ambiente externo;
8 – Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas;
9 – Mantenha os filtros limpos. Filtros sujos impedem a circulação livre do ar e forçam o aparelho a trabalhar mais;
10 – Habitue-se a desligar o condicionador de ar sempre que você se ausentar do ambiente por tempo prolongado.