Criado em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha nacional acontece o ano todo, porém, o mês de setembro é considerado o mês oficial da ação. No mundo, a cada 40 segundos uma pessoa não aguenta mais viver e comete o suicídio, esses dados alarmantes são da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O objetivo do Setembro Amarelo é conscientizar as pessoas sobre a importância
da saúde mental, em dar apoio e prestar auxílio para quem precisa.
Infelizmente, no Brasil, são registrados mais de 12 mil suicídios por ano e
96,8% dos casos tinham relações com transtornos mentais e que poderiam ser
tratados, segundo dados do setembroamarelo.com
Para a psicóloga Alana Gândara, “é de extrema importância compreender que o suicídio é um comportamento multifatorial, pois não é apenas um momento específico que leva o sujeito para uma passagem ao ato e sim vários determinantes biopsicossociais”, conta. Sendo assim, segundo Alana, faz-se necessário o apoio de familiares e amigos, mesmo não sendo profissional da área, a prática de escutar o outro sem julgamentos, contribui positivamente.
Ana Paula Soares, também psicóloga do HCMR, relata que estudos realizados recentemente sobre a saúde mental constataram a possibilidade de se reverter alguns casos em que o paciente está com pensamentos suicidas. “Por isso, nós insistimos na procura de um tratamento, quando uma pessoa conhece uma outra que está passando por esse risco”, enfatiza.
Com a pandemia da Covid-19, iniciada em 2020, viu-se a necessidade de cuidar de quem cuida. Profissionais da área da saúde se sensibilizaram e sofreram com perdas dos pacientes e mesmo assim, tiveram que continuar suas atividades, essa é uma realidade dos colaboradores de hospitais, pacientes e após a segunda onda da pandemia e algumas flexibilizações, dos acompanhantes também. Para Ana Paula, “as sequelas emocionais se mantiveram, todo mundo ainda continua exposto com o medo proveniente desse momento tão recente”.
Causa importante, que deve ser lembrada todos os dias, mas esse mês em específico, tem o peso maior, recordamos das mais de 800 mil pessoas que tiram suas vidas todos os anos. Durante todo este mês de setembro, o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira disponibiliza atendimento psicológico para colaboradores, pacientes e acompanhantes, com as psicólogas Alana Gândara e Ana Paula S. Fernandes.
Caso tenha necessidade de atendimento, agende um horário. De segunda a sexta-feira: das 10h às 12h e das 15h às 17h. Sábado e domingo: das 13h às 17h. Local de atendimento é na sala da Ouvidoria do HCMR. Os agendamentos são feitos pelo WhatsApp: (38) 98838-7532
A vida é um constante RECOMEÇO. Caso precise de ajuda, ligue no 188, funciona 24h, todos os dias da semana. Procure ajuda.