A gripe H3N2 tem se alastrado rapidamente e afetado milhares de pessoas. Com diferentes tipos de sintomas, adultos e crianças têm procurado as unidades hospitalares de Montes Claros, para atendimento especializado, causando superlotação nas unidades de saúde. Para amenizar esse colapso, a Secretaria Municipal de Saúde antecipou o credenciamento do novo Pronto Socorro do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, que é destinado às crianças.
Os atendimentos do Pronto Socorro Pediátrico começaram no sábado, 15 de janeiro, 100% SUS e estão sendo feitos por médicos clínicos, devido à escassez de mão-de-obra pediátrica na região do norte de Minas. Após avaliação clínica, os casos que necessitam de internação passam a ser acompanhados por pediatras. As demandas podem ser encaminhadas de outros municípios, pelo SAMU ou de forma espontânea. O hospital dispõe de 6 leitos de internação.
A fundadora do HC, Raquel Muniz, relembra que a unidade já atende as áreas da pediatria, maternidade, CTI Neonatal e Pronto Atendimento adulto. “Agora, a gente entrega o Pronto Atendimento Infantil 24h”, diz a médica.
Isabel Soares, mãe do paciente Davi Lorenzo, de 1 ano e 10 meses, conta que o filho veio transferido de outro hospital e parabeniza o HC pelo atendimento. “Quanto o atendimento técnico quanto o atendimento médico estão muito bons, o auxílio prestado está excelente, nada a reclamar”, declara.