O prontuário é o documento no qual os profissionais de saúde registram as informações do quadro clínico do paciente, já o prontuário afetivo traz informações individualizadas sobre o que cada paciente mais gosta, a ação começou a ser executada no Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira – HCMR no dia 24/06/2021.

Estilo musical, o time do coração, uma grande paixão, a prática de um esporte, pessoas mais importantes, hobbies, frases que gosta e sonhos que pretende realizar, são esses detalhes que constroem o prontuário afetivo dos pacientes que estão internados com COVID-19 no Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira – HCMR.

O projeto estabelece vínculos, facilitando a comunicação, além de proporcionar alento  aos pacientes e aproximá-los, ainda mais, da equipe multidisciplinar que os atendem diariamente.

O objetivo do prontuário afetivo, explica a Psicóloga Alana Gândara, coordenadora da comissão de Humanização do HCMR, é trazer humanização para as unidades de internamento Covid. “Muitas vezes, devido a rotina maçante e difícil, a maioria dos profissionais não conhece a história de vida de seus pacientes, não sabem do que eles gostam, seus hobbies e sonhos.  O objetivo é mostrar que estamos cuidando do amor de alguém.

A psicóloga explica a importância deste projeto para resgatar a subjetividade dos pacientes e o fortalecimento de vínculo entre eles e a equipe assistencial. “Essa intervenção busca reforçar para o paciente o quanto ele é importante e querido. Em meio ao isolamento e todas as angústias que surgem devido à hospitalização, busca-se um resgate dessas afetividades das relações humanas e também contribui para uma assistência mais humanizada”, reforça.

“O paciente quando está no leito é uma pessoa com gostos, características e vontades. Sendo assim, o Prontuário Afetivo é uma maneira de aproximar, humanizar e cuidar. Quando se descobre a música predileta do paciente, podemos colocar para ele escutar, conversar sobre assuntos que são do interesse dele. A COVID-19 é uma doença solitária, te afasta das pessoas que você mais ama e que gostaria de estar por perto, diante disso percebe que com o Prontuário Afetivo as distâncias podem ser diminuídas, os abismos extintos”

“Algo tão singelo, capaz de transformar vidas! É assim que resumo o nosso projeto. Um cuidado diferente, que vem para fazer parte do tratamento e da rotina diária de nossas enfermarias.”

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *